quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Especialista da Nakata explica cuidados com amortecedores.





Itens fundamentais do sistema de suspensão que, além da função de amortecimento, também garantem a segurança do motorista, os amortecedores são responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Amortecedores desgastados podem comprometer a estabilidade do carro em curvas e boa dirigibilidade, afirma a Nakata, fabricante de peças para o mercado de reposição.

O gerente de qualidade da Nakata, Jair Silva, ressalta a importância da revisão preventiva: “Os amortecedores são itens de segurança e realizar essa avaliação, além de mais econômica, também garante um bom desempenho do veículo”, destaca o gerente.

Alguns sinais podem indicar desgaste da peça: o mecânico pode orientar o motorista a ficar atento a vibrações e ruídos na suspensão, balanço excessivo depois de freadas e arrancadas, perda da constância em curvas, aquaplanagem, vazamento de óleo, pular excessivo das rodas, redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão e deterioração prematuro dos pneus.

A Nakata recomenda fazer revisão a cada 10 mil km, já que formas de conduzir e imperfeições no asfalto podem provocar desgaste prematuro. Além dos amortecedores, existem outras peças que fazem parte da suspensão como pivôs, bandejas, molas, coxim, coifa e entre outras que podem também comprometer a funcionalidade.

O mecânico pode orientar o motorista pode preservar os amortecedores com alguns cuidados simples como evitar o excesso de peso, passar em lombadas ou buracos em velocidade compatível e fazer regularmente o alinhamento e balanceamento que podem prolongar a vida útil dos amortecedores.

O mecânico também deve ficar atento à certificação compulsória do Inmetro para o amortecedor. Peças sem o selo do Inmetro ainda podem ser encontradas no mercado, mas tanto lojas quanto oficinas não poderão vender o componente sem certificação a partir de janeiro de 2017, limite para o varejo de autopeças esgotar seus estoques. Desde 2013, a fabricação e importação de amortecedores que não possuem o selo do Inmetro está proibida.

A Nakata elaborou cartilha explicativa sobre o Programa de Certificação Compulsória de Componentes Automotivos, do Inmetro, que será distribuída gratuitamente para o mercado de reposição que deve se adequar às novas regras. Para serem homologados pelo Inmetro, os amortecedores passaram por um criterioso processo de certificação, seguindo as exigências estabelecidas pela norma NBR 13308/2010 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Todo o processo de certificação foi realizado pelo organismo de certificação internacional SGS ICS.

Fonte: http://omecanico.com.br

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